Lixo comercial: o que é e quais os seus tipos?

Compartilhe sustentabilidade para alimentos, consumo consciente, vida, transporte, casa e educação:

Lixo comercial é oriundo do terceiro setor, como supermercados, papelarias, agências bancárias, dentre outros.

Lixo comercial: o que é e quais os seus tipos?

O que é lixo comercial

O lixo comercial é proveniente de diferentes esferas do setor comercial e prestadores de serviços. Tais estabelecimentos geram uma quantidade significativa de lixo, sobretudo devido ao fluxo de pessoas.

Quais são os tipos de lixo comercial

Observe os tipos de lixo comercial:

  • Caneta;
  • Caixas de papel;
  • Pratos quebrados;
  • Latas de alumínio;
  • Restos de comida;
  • Garrafas de plástico;
  • Restos de alimentos;
  • Brinquedos quebrados; e
  • Embalagens de plástico.

Vale destacar que o lixo orgânico, como restos de comida, por exemplo, é um dos tipos de lixo mais comuns. Isso se dá porque agrupa alimentos descartados de restaurantes, hotéis, residências, escritórios e outros estabelecimentos.

Como reduzir o lixo comercial

Observe a seguir como reduzir o lixo comercial:

1. Contribua com a coleta seletiva

Conscientizar as pessoas sobre a coleta seletiva é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o lixo comercial. Com isso, os resíduos seriam descartados conforme a composição ou constituição.

2. Dê preferência aos produtos em refil

Uma vez que produtos sejam adquiridos a granel, como grãos, sabonetes líquidos, xampu, por exemplo, a quantidade de plástico utilizada diminui consideravelmente.

3. Evite produtos descartáveis

Caso haja possibilidade, evite canudos plásticos, copos de plásticos e sachês. Opte por utilizar copos de vidro, por exemplo. Dessa forma, produtos que seriam descartados podem ser reutilizados.

4. Opte por leituras on-line

Substitua os jornais por leituras pelo celular, computador, tablete e notebook. Adquira material impresso apenas quando for indispensável.

5. Dê tratamento ao lixo orgânico

Restos de alimentos e cascas de frutas podem ser utilizados como adubo para plantas. Além disso, restos de alimentos podem ser utilizados na criação de suínos.

Coleta seletiva

A coleta seletiva é uma prática adotada que tem sido benéfica ao meio ambiente. Uma vez que os resíduos gerados nas residências e estabelecimentos sejam separados conforme a constituição ou composição, eles podem se transformar em novos produtos. Com isso, dá-se início o processo de reciclagem, que evita doenças e gera lucros para as partes envolvidas.

É sabido que nem todos os municípios contam com coleta seletiva. Entretanto, empresas privadas podem adotar essa diretriz e separar os resíduos. Essa etapa é fundamental, pois otimiza o tempo das cooperativas de reciclagem.

Tipos de lixo

Observe a seguir os tipos de lixo:

  • Lixo doméstico

O lixo doméstico, que também pode ser chamado de lixo domiciliar, é o material gerado pelos moradores de uma casa. Tais materiais podem incluir restos de alimentos, embalagens plásticas, cacos de vidro, dentre outros.

  • Lixo comercial

O lixo comercial é produzido pelo comércio e outros prestadores de serviços, como restaurantes e bares. Esse lixo pode conter, por exemplo, restos de comida, copos de plástico e latas de alumínio.

  • Lixo orgânico

O lixo orgânico pode ser de origem animal ou vegetal. Esse tipo de lixo, como restos de frutas, ossos de galinha, sementes de abóbora, por exemplo, podem ser transformados em adubo para plantas ou comida para animais.

  • Lixo hospitalar

O lixo hospitalar é descartado por laboratórios, clínicas, hospitais e estabelecimentos de saúde em geral. Esse lixo pode incluir agulhas, gaze, algodão sujo de sangue, dentre outros. Vale salientar que esse tipo de lixo é extremamente nocivo, haja vista a presença de vírus e bactérias.

  • Lixo industrial

O lixo industrial é caracterizado como processamento de alimentos, produção de plásticos, vidros e bens de consumo.

  • Lixo eletrônico

Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos tecnológicos, que podem causar danos ao meio ambiente, haja vista a presença de mercúrio e cádmio em alguns. Tal lixo abrange celular, computador, geladeira, micro-ondas, impressoras, dentre outros.

  • Lixo radioativo

O lixo radioativo, que também pode ser chamado de lixo nuclear, oferece riscos à saúde, visto a presença de metais pesados.

  • Lixo espacial

O lixo espacial é o nome dado aos resíduos no espaço, como satélites e foguetes, por exemplo.

Lixo público e lixo industrial

O lixo público é oriundo de lugares públicos, que incluem galhos de árvores, folhas, terra, latas de alumínio, embalagens de alimentos, jornais, dentre outros. Tais resíduos são coletados por servidores públicos, que varrem e coletam.

Quanto ao lixo industrial, há que se considerar as consequências que ele traz não apenas ao meio ambiente, mas também para os indivíduos. O lixo industrial não pode ser descartado de maneira indiscriminada, visto a sua composição. 

Coleta de lixo comercial

A coleta de lixo comercial pode ser feita por veículos dos órgãos públicos ou empresas privadas. Contudo, diversas empresas e estabelecimentos comerciais contam com locais específicos para colocar o lixo, a saber:

  • Orgânico: restos de alimentos, papel usado e sementes.
  • Inorgânicos: copos de plástico, sacolas plásticas e latas de bebida de alumínio.

Com isso, além dos estabelecimentos demonstrarem responsabilidade perante o meio ambiente, os funcionários se sentem mais motivados em trabalharem em uma empresa que pensa nas gerações futuras.