Tipos de lixo: quais são os principais existentes e como descartá-los?

Compartilhe sustentabilidade para alimentos, consumo consciente, vida, transporte, casa e educação:

Lixo é considerado algo que não tem aproveitamento e é descartado. Pode ser qualquer material proveniente de trabalhos domésticos ou industriais.

Quais os tipos de lixo existentes

Observe a seguir os tipos de lixo existentes:

1. Lixo doméstico

O lixo doméstico, que também pode ser chamado de domiciliar, abrange todo tipo de resíduo produzido em uma residência, que pode ser papel, restos de comida, copos danificados, dentre outros.

2. Lixo comercial

O lixo comercial é constituído basicamente de embalagens de plástico, papel e restos de alimentos.

3. Lixo público

O lixo público é constituído por diversos resíduos, como galhos de árvores, terra, copos e garrafas de plástico, latas de bebidas, dentre outros.

4. Lixo orgânico

O lixo orgânico é formado por elementos biológicos, como sementes, cascas de frutas e ovos, por exemplo.

5. Lixo hospitalar

O lixo hospitalar é o lixo oriundo de estabelecimentos de saúde, como hospitais e consultórios odontológicos, por exemplo. Tal tipo de lixo inclui seringas, agulhas, algodão, dentre outros.

6. Lixo eletrônico

O lixo eletrônico consiste no lançamento de aparelhos eletrônicos, como fios, baterias, carregadores, dentre outros. Vale mencionar que esse tipo de lixo deve ser descartado separadamente em locais apropriados para tal.

7. Lixo radioativo

O lixo radioativo é extremamente tóxico, haja vista a presença de metais pesados, como o urânio, por exemplo.

Quais tipos de lixo oferecem perigo à saúde das pessoas

É do conhecimento de todos que empresas, residências, indústrias e comércios produzem toneladas de lixo. Tais resíduos, por sua vez, quando não são descartados de maneira adequada, causam danos ao meio ambiente e ameaçam a saúde dos indivíduos.

Levando em consideração a diversidade dos tipos de lixo, há que se conhecer as características de cada um para que o aproveitamento, bem como a renúncia, sejam feitos apropriadamente.

Acompanhe a seguir os tipos de lixo que oferecem perigo à saúde das pessoas:

  • Lixo hospitalar

Caso agulhas sejam descartadas de maneira indevida, uma pessoa pode contrair AIDS ou hepatite, por exemplo.

  • Lixo radioativo

O manejo inadequado de um equipamento utilizado no tratamento de quimioterapia, por exemplo, pode causar doenças e até mesmo ser letal.

  • Lixo industrial

Resíduos industriais são tóxicos e corrosivos. Dessa forma, monumentos históricos podem ser danificados, o ecossistema pode ser contaminado e os seres humanos podem manifestar doenças respiratórias.

  • Lixo doméstico

Considerando a possibilidade da presença de restos de comida e cacos de vidro, há de se tomar cuidado com ratos e moscas, que são vetores de diversas doenças.

No que se refere ao descarte de cacos de vidro, como espelhos e lâmpadas, sugere-se que sejam envoltos em jornal ou um papel firme. Além de proteger o gari, o indivíduo não se machuca ao levar o lixo ao local pertinente.

Observe a seguir alguns perigos que o lixo pode acarretar:

  • Acidentes aéreos

Uma vez que os lixos se acumulam entorno dos aeroportos, aves como o urubu, por exemplo, podem se chocar com a aeronave. Isso pode ocasionar morte de pessoas.

  • Doenças

Quando o lixo é depositado em terrenos baldios ou lixões, muitos animais se reúnem, como ratos, moscas e baratas. Tais animais podem transmitir doenças, como cólera, leptospirose e disenteria.

  • Contaminação do solo

O chorume é um líquido de forte odor que o lixo produz à medida que vai se decompondo. Como ele é extremamente poluente, pode contaminar o solo e atingir os lençóis freáticos.

  • Ar poluído

Seja o lixo queimado ou não, ele produz gases que contribuem para a poluição do ar e que podem desencadear doenças respiratórias nos indivíduos.

  • Alagamentos

O lixo, quando não descartado de forma adequada, é levado pelas chuvas. Com isso, os bueiros entopem e a água não escoa. A água das inundações, além de causar doenças, mata animais e ocasiona desmoronamentos de casas.

Classificação dos tipos de lixo

É considerado lixo qualquer material supérfluo ou que não tenha mais utilidade.

Observe a seguir a classificação dos tipos de lixo:

Lixo domiciliar

O lixo domiciliar, que também pode ser chamado de lixo doméstico, é o resíduo descartado pelos habitantes de uma residência. Tal lixo abrange dejetos humanos, restos de comida, embalagens de alimentos, brinquedos quebrados, dentre outros.

Lixo comercial

O lixo comercial é oriundo de comércio, como agências bancárias, supermercados e escritórios.

Lixo orgânico

O lixo orgânico é o que menos causa malefícios ao meio ambiente, visto que é proveniente de materiais naturais. Logo, a decomposição é fácil, como cascas de frutas.

Lixo hospitalar

O lixo hospitalar é todo tipo de resíduo dos serviços de saúde, sejam eles de animais ou humanos, como agulhas, gases e luvas.

Lixo industrial

O lixo industrial é oriundo das indústrias. Dependendo das atividades desempenhadas, podem ser líquidos, como o óleo, sólidos, como vidros e gasoso, como gases.

Lixo eletrônico

O lixo eletrônico são os aparelhos eletroeletrônicos, como celulares, computadores, carregadores, geladeira, dentre outros.

Lixo radioativo

O lixo radioativo é produzido majoritariamente com elementos químicos. O contato com tal lixo pode desencadear o surgimento de diversas doenças.

Lixo espacial

O lixo espacial é gerado a partir dos materiais lançados ao espaço, como satélites e robôs.

Coleta seletiva e reciclagem

A coleta seletiva é umas das ações mais significativas no que se refere à seleção de diferentes materiais. Adicionalmente, a reciclagem é um procedimento em que um material é modificado.

Cabe salientar que os dois processos estão atrelados um ao outro, visto que a seleção dos materiais é direcionada aos locais onde são feitas a reciclagem dos produtos. Portanto, é fundamental o entendimento do destino do lixo.

Os detritos são desmembrados de acordo com a cor, a saber:

  • Amarelo – metais;
  • Azul – papeis e papelão;
  • Branco – lixos hospitalares;
  • Cinza – resíduos não recicláveis;
  • Laranja – resíduos não perigosos;
  • Marrom – resíduos orgânicos;
  • Preto – madeiras;
  • Roxo – resíduos radioativos;
  • Verde – vidros;
  • Vermelho – plástico.

A vantagem do processo de reciclagem é que, além de ajudar na preservação do meio ambiente, proporciona melhorias para a sociedade, visto que diminui o lixo lançado nas ruas e nos mares.