Cores da coleta seletiva: o que cada uma representa?

Compartilhe sustentabilidade para alimentos, consumo consciente, vida, transporte, casa e educação:

Essa leitura é dedicada às cores da coleta seletiva, para que você conheça as existentes e saiba o que cada uma delas significa.

A coleta seletiva é um processo essencial para que temáticas como reciclagem e desenvolvimento sustentável possam ser levadas adiante, ajudando a melhorar os cuidados com a natureza.

Siga lendo, para assim conhecer melhor as cores da coleta seletiva e os seus significados!

Coleta seletiva

Coleta seletiva é o procedimento em que o lixo descartado pelas pessoas e organizações é devidamente separado, de maneira que possa ser reaproveitado nos diversos processos de reciclagem.

Envolve diversas participações e etapas, desde cada pessoa em sua casa, que precisa limpar e separar cada material que irá descartar, e a criação e desenvolvimento de políticas públicas para recolher os mesmos.

As políticas públicas, inclusive, são extremamente essenciais para o desenvolvimento das ações de coleta seletiva, pois, se não houver a coleta nas casas, para novo processo de limpeza e separação, ela não acontece.

Incluir atividades de coleta seletiva é essencial para garantir um desenvolvimento sustentável nas sociedades, reduzindo grandemente o descarte incorreto do lixo pelo mundo.

Quantas cores de lixeira existem?

Aqui no Brasil, era muito comum se trabalhar com apenas quatro cores da Coleta Seletiva bem básicas, levando em consideração os materiais mais básicos que são descartados.

Porém, conforme os procedimentos de coleta seletiva foram crescendo e sendo ampliados e melhorados, foram adicionadas outras seis cores, garantindo uma variedade maior de materiais a serem devidamente reaproveitados.

Temos, então, na atualidade, dez cores da coleta seletiva, essenciais para que cada vez mais possamos reaproveitar materiais que seriam, possivelmente, indevidamente descartados na natureza.

Quais as cores da coleta seletiva de lixo?

As cores da coleta seletiva da atualidade são: Amarelo, Azul, Branco, Cinza, Laranja, Marrom, Preto, Roxo, Verde, Vermelho.

Essas 10 cores juntas garantem uma grande variedade de separação e seleção dos dejetos, de maneira que eles possam ser realmente reaproveitados.

É claro que nem todas as regiões irão utilizar todas as cores, porém a grande variedade é essencial para que o máximo de produtos possam ser reaproveitados.

O que cada cor de lixeira representa?

E é claro que as cores da coleta seletiva representam um tipo de auxílio para que se saiba qual o tipo de material deverá ser devidamente descartado, para que seja reaproveitado.

Seguem então os principais significados das cores da coleta seletiva.

  • Amarelo – cor dedicada ao despejo de objetos de Metal, como as latinhas de bebidas e outros produtos.
  • Azul – cor para o correto despejo de papeis e papelão, como caixas e folhas de sulfite.
  • Branco – que recebe os itens de descarte de hospitais e outros locais na área da saúde.
  • Cinza – onde se deposita o lixo que não pode ser reciclado, já que não pode ser separado.
  • Laranja – para itens mais perigosos que precisam ser descartados, como pilhas e baterias.
  • Marrom – que é para o lixo orgânico, como restos de comida.
  • Preto – para o correto descarte de itens de madeira.
  • Roxo – específico para lixo que tenha características radioativas. Este é um exemplo de item que não é encontrado em residências, por exemplo.
  • Verde – um dos mais conhecidos, onde podemos descartar os vidros que utilizamos para consumir alimentos e outros produtos.
  • Vermelho – que é para um dos materiais que mais precisam ser reciclados, pois poluem com grande facilidade, que é o plástico.

Essas são as cores utilizadas atualmente para o processo de coleta seletiva, que vai para processos de reciclagem, de maneira que possam ser reaproveitados em novos ou nos mesmos produtos.

Importância das cores da Coleta Seletiva

Conhecer as cores da coleta seletiva é muito importante, pois nos mostra o quanto de itens podem ser devidamente reciclados, auxiliando num melhor processo de descarte.

E aí nos ajuda a compreender melhor como separar o lixo de nossa casa, de nosso trabalho, de nosso dia a dia, de maneira que eles sejam reaproveitados, e deixem de ir para o meio ambiente.

Reciclagem de plásticos

A reciclagem de plásticos é um importante processo quando se fala em reaproveitar produtos, já que este material, em suas diversas variações, é altamente poluente.

O fato de ele ser um famoso item “descartável” o faz ser encontrado facilmente na Natureza, em locais onde ele não deveria ser descartado.

Por isso, os processos de reciclagem de plásticos são extremamente importantes, para que eles saiam dos locais indevidos, e possam ser transformados em novos produtos de consumo.

Plástico oceânico

A existência do plástico oceânico é um dos motivos pelos quais precisamos conhecer as cores da coleta seletiva e começar a aplicá-las. O oceano é o ecossistema que mais recebe plástico.

Ele já possui não apenas mares cheios do item, como micropartículas em sua composição. Isso mesmo, existe plástico na água!

É essencial então que possamos reduzir esse descarte incorreto, trabalhando ainda ao máximo para limpar os oceanos deste material!

Importância da Coleta Seletiva

Seguem alguns itens que demonstra a importância da coleta seletiva.

1.  Desenvolvimento sustentável

Ajuda no desenvolvimento sustentável, que é o processo de criar empresas, fábricas e residências que reaproveitem ao máximo o itens que descarta, como água, energia, e outros tipos de lixo.

Seu objetivo se dá de maneira que se economizem recursos, aportes financeiros, e que se evite que o lixo gerado seja indevidamente descartado na natureza.

2.  Meio ambiente

Fundamental de maneira que possamos não apenas respeitar, mas principalmente cuidar dele, evitando a exploração em demasia, e o descarte incorreto de materiais.

É necessário se lembrar que é do meio ambiente que nós retiramos os principais itens necessários para a nossa sobrevivência, desde os mais básicos, até os mais complexos.

Cuidar do meio ambiente, então, é cuidar para que tenhamos chances de um futuro!

3.  Sustentabilidade

Sustentabilidade são ações e atividades que podem ser realizadas pelas pessoas comuns em seu dia a dia. São ações sustentáveis:

  • Ir trabalhar de bicicleta, ao invés de carro.
  • Comprar roupas em brechós ao invés de lojas de varejo.
  • Realizar ações de coleta seletiva.
  • Compostar o lixo orgânico.
  • Carregar uma garrafa fixa de água para evitar comprar garrafas de plástico.
  • Ter um copo ou caneca no trabalho para beber líquidos diversos.

Incluir essas ações nos ajuda a cuidar mais do meio ambiente, de maneira que ele possa se perpetuar e se renovar, para garantir o nosso sustento.

Conclusão

Conhecer as cores da coleta seletiva é essencial para que possamos cuidar melhor da natureza, impedindo que o lixo que geramos diariamente seja indevidamente despejado nela, destruindo ecossistemas.