Falar sobre fontes de energia tem se tornado cada vez mais necessário, uma vez que é de conhecimento que este recurso pode causar diversos impactos negativos ao planeta.
Além disso, é importante compreender sobre os mais diversos tipos, a fim de podermos criar discussões para que seja utilizada a fonte com mais sustentabilidade possível.
E é exatamente para ajudar neste aprendizado que o artigo de hoje tratará sobre o assunto.
Então, para saber sobre as mais diversas fontes de energia, seus respectivos impactose resultados, não deixe de continuar sua leitura!
O que são fontes de energia
Antes de podermos discutir a respeito dos diversos tipos de fontes de energia e seus respectivos resultados, é importante entendermos o que são estes recursos.
Explicando de forma simplificada, as fontes de energia nada mais são do que os recursos dos quais extraímos a energia que utilizamos para as mais diversas atividades.
Esta energia pode vir de diversas formas, e a maneira que ela é extraída determina se tem um desenvolvimento sustentável ou não.
Se você ainda não conseguiu compreender bem para que servem as fontes de energia, basta pensar nos seguintes exemplos:
- Energia elétrica;
- Combustíveis fósseis;
- Gases naturais;
Basicamente, as fontes de energia são recursos que permitem que tudo funcione por meio de eletricidade e combustão.
A grande questão é que, como já dissemos, existem diversos tipos, sendo que alguns geram menos impactos ambientais, enquanto outros (que são os mais utilizados) são bastante prejudiciais.
Nos próximos tópicos, poderemos conhecer melhor cada um dos tipos, e assim será possível exemplificar os impactos aos quais nos referimos.
Fonte de energia mais consumida no mundo
Toda essa conversa sobre fontes de energia deve ter te gerado algumas dúvidas, principalmente sobre qual é a fonte de energia mais consumida no mundo.
A resposta é simples, mas nem um pouco confortável, uma vez que a fonte mais utilizada no mundo ainda são os combustíveis fósseis.
Os combustíveis fósseis nada mais são do que recursos extraídos do petróleo, o que representa uma fonte de energia não renovável.
O grande problema de esta ser a maior fonte é que ela gera enormes impactos ao meio ambiente durante sua queima.
Ao ser utilizado, este tipo de energia emite gases, os quais vão para a atmosfera e acabam por agredir a camada de ozônio.
Os impactos na camada de ozônio, por sua vez, acabam resultando no chamado efeito estufa, que representa grande risco à temperatura e biodiversidade do planeta Terra.
É por esta razão que, a cada ano, tem aumentado a preocupação com o uso de fontes de energia renováveis, que são significativamente menos danosas.
Nos próximos tópicos você poderá conhecer estas fontes, então não deixe de acompanhar!
Fontes de energia no Brasil
O Brasil é o país que apresenta a maior biodiversidade do planeta, o que lhe permite o uso de uma gama maior de fontes de energia.
No entanto, este também é um país com grande atuação na extração de petróleo, o que torna o recurso bastante utilizado.
Por isso, se formos analisar quais as principais fontes de energia no Brasil, é possível citar os combustíveis fósseis como um dos tipos principais.
No entanto, a boa notícia é que as hidroelétricas também são fortes atuantes no país, o que acaba por reduzir bastante o uso desta fonte não renovável.
Além das hidroelétricas, o Brasil também é forte na produção e uso de biocombustíveis, e gases naturais, embora este segundo receba muito menos destaque.
Voltando agora a falar de fontes não renováveis, outra que é muito usada no Brasil é a fonte de carvão mineral, que também faz parte do grupo de fontes de energia não renováveis.
Se pudéssemos colocar em uma ordem de maior importância (uso e produção) seria a seguinte:
- Hidrelétricas;
- Combustíveis fósseis;
- Carvão mineral;
- Biocombustíveis
- Gases naturais
- Energia nuclear.
A seguir você poderá conferir mais informações sobre cada um destes tipos, vendo como são extraídos e seus respectivos impactos.
Fontes de energia renováveis e não renováveis
Até este momento, falamos bastante sobre fontes de energia renováveis e não renováveis, o que deve ter te deixado curioso para entender melhor sobre estes conceitos.
As fontes de energia renováveis são aquelas produzidas através de recursos que se renovam após o uso, ou seja, não se esgotam.
Isto ocorre porque são produzidas através de recursos naturais, tais quais: recursos hídricos, biomassa, e alguns outros.
Isto também torna estas fontes menos impactantes ao meio ambiente, já que sua queima emite menor quantidade de gases nocivos.
Já as fontes não renováveis são aquelas que utilizam recursos esgotáveis, ou seja, que após o uso não podem ser reutilizados.
Dentre estes recursos, temos o petróleo, o carvão mineral, os gases naturais, e a energia nuclear.
O grande problema deste tipo de recurso é que estes não são facilmente produzidos pela natureza, levando muitos anos para serem repostos.
Além disso, sua queima também é bastante prejudicial, uma vez que emite gases poluentes que são nocivos à camada atmosférica do planeta.
Vamos agora conferir um pouco mais sobre os tipos de energia, uma vez que já vimos quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis, ficou faltando apenas entender melhor sobre elas.
Energia hidrelétrica – fonte renovável
A primeira fonte que vamos falar é também uma das fortes concorrentes dos combustíveis fósseis.
A energia hidrelétrica é uma fonte que utiliza recursos hídricos para produzir energia.
Esta produção se dá por meio das usinas hidrelétricas, que usam o movimento e a força da água para produzir energia mecânica, que posteriormente será convertida em eletricidade.
Esta é uma fonte renovável, uma vez que não há uso da água em si, usufruindo apenas da sua força de movimento.
Energia eólica – fonte renovável
A energia eólica tem sido cada vez mais utilizada, e é extraída através do vento, por meio de seu movimento.
De forma resumida, o vento movimenta as turbinas dos aerogeradores por meio da denominada massa de ar, que será convertida posteriormente em energia elétrica.
Este é um tipo de fonte de energia renovável e não poluente, já que utiliza apenas o movimento provido pelos ventos.
Energia solar – fonte renovável
A energia solar é outra fonte renovável que é extraída por meio de painéis solares que absorvem o calor do sol e o convertem em energia elétrica.
Esta não é tão forte no Brasil e no mundo, embora seja muito vantajosa e praticamente não gere impactos.
Energia biomassa – fonte renovável
A energia biomassa é uma fonte de energia também denominada como biocombustíveis.
Esta é produzida através da biomassa, extraída de materiais orgânicos, que é convertida em energia de combustão.
Atualmente, este tipo de energia tem concorrido fortemente com os combustíveis fósseis no ramo automotivo, em virtude do etanol.
Energia geotérmica – fonte renovável
A energia geotérmica é extraída através do calor presente no núcleo terrestre, o qual é denominado como energia térmica, que pode ser convertida em eletricidade.
Esta é uma fonte renovável por não fazer uso de recursos finitos, uma vez que é extraída apenas a temperatura.
Energia de mares e oceanos
A energia de mares e oceanos também pode ser considerada uma fonte hidrelétrica, uma vez que funciona por meio dos movimentos dos recursos hídricos.
No entanto, esta se mostra mais vantajosa, uma vez que não utiliza áreas terrestres para reservatório, como é o caso das hidrelétricas.
Energia nuclear – fonte não renovável
A energia nuclear é bastante utilizada ao redor do mundo, e é produzida por meio de reações nucleares, que são convertidas em energia elétrica.
Este é um tipo de fonte altamente poluente, já que sua queima gera gases e compostos químicos prejudiciais.
Combustíveis fósseis – fonte não renovável
Por fim, o último tipo e mais utilizado é a energia extraída a partir dos combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, e outros.
Esta é produzida a partir da extração de energia térmica destes recursos, mas sua queima gera impactos por meio de gases e substâncias tóxicas.
Por isso, utilizar fontes de energia renováveis tem se mostrado como a melhor opção para a preservação do ecossistema do planeta Terra.