Floresta tropical: o que é e quais as suas principais características?

Compartilhe sustentabilidade para alimentos, consumo consciente, vida, transporte, casa e educação:

A floresta tropical é tida como um tipo de bioma, sendo considerada o maior entre eles, quando levamos em consideração a sua variedade e produtividade.

Seu nome se dá em razão do fato de esse tipo de floresta estar localizada próxima aos trópicos de Câncer e de Capricórnio.

Embora seja mais conhecida pela denominação que citamos ainda, esse tipo de floresta pode receber ainda alguns outros nomes de acordo com as suas características, como por exemplo:

  • Floresta Pluvial
  • Floresta Úmida
  • Floresta Pluvial Tropical

Quer saber mais sobre esse tipo de bioma e as suas principais características? Neste artigo, reunimos as principais informações relacionadas à floresta tropical.

Quais são as principais características das Florestas Tropicais

A floresta tropical é um tipo de ecossistema que possui como uma de suas principais características a presença de temperaturas consideradas médias, cerca de 20ºC, e a ocorrência frequente de chuva (1.200 milímetros por ano).

Esse tipo de floresta conta ainda com a presença de uma vasta vegetação, sendo que a principal delas é de árvores gigantescas e com uma enorme variedade de plantas. Entretanto, embora seja rica neste quesito, seu solo é considerado pobre, sendo que os nutrientes necessários para a sua manutenção se encontram, na maioria das vezes, dentro de plantas que ali habitam.

Localização da Floresta Tropical

As florestas tropicais podem ser encontradas em diversas regiões do planeta, sendo estas localizadas nos continentes africano, na América Central e Latina e na Ásia.

A partir disso, sua classificação pode se dar também a partir de seu chamado domínio biogeográfico, como iremos abordar a seguir:

  1. Afrotropical: Localizado em Madagascar e em algumas ilhas ao redor do continente africano;
  2. Neotropical: Presente em grande parte da América Latina, incluindo o Brasil e em algumas áreas da América Central, na região do Caribe;
  3. Austrália: Podem ser vistas em algumas regiões da Austrália, algumas ilhas do pacífico e ainda na Nova Guiné;
  4. Indomalásio: No continente Asiático, pode ser encontrada em áreas da região sudeste, na Índia e no Sri Lanka.

Embora esteja espalhada por alguns continentes do mundo, a América do Sul ainda é a detentora da maior extensão territorial de florestas tropicais em todo o mundo, sendo seguida do continente africano e da Ásia.

Esse título é atribuído à região Sul-americana em grande parte devido à floresta Amazônica. Localizada no Brasil, esse ecossistema é considerado como o maior abrigo de diversidade tanto em sua fauna, como em sua flora, e ainda é o maior reservatório de água doce de todo o mundo.

Conheça mais sobre a flora das Florestas Tropicais

A floresta tropical é riquíssima em diversidade quando se trata de sua vegetação. Tal fato pode ser devidamente comprovado a partir da visualização de um imenso e infinito verde logo que nos deparamos com ela.

Embora muitos estudos sejam feitos nesses locais, estima-se que haja muitas espécies de plantas ainda desconhecidas por nós. Para se ter uma ideia, já foi constatado que, em alguns locais, é possível observar a presença de mais de 300 tipos de espécies em poucos quilômetros de terra.

Conheça mais sobre a flora

Como a maioria das pessoas já sabem, a floresta tropical é muito rica também quando se trata de sua fauna. Nela é possível encontrar alguns animais, cuja espécie só pode ser encontrada em florestas úmidas.

Entre os animais que podemos observar na floresta tropical, estão o mico leão dourado, tucanos, onça pintada, várias espécies de araras e ainda capivaras e ariranhas. Embora tenha grande variedade animal, como já dissemos, os insetos são os animais que são encontrados em maior número e espécies nestes locais.

Composição da Floresta Tropical

Quando falamos da composição da floresta tropical, na verdade estamos tratando da divisão que ela sofre de acordo com os tipos de estratos ou biomassa encontrados. Confira a seguir:

  1. Herbáceo

Corresponde à camada do solo, onde é possível encontrar a chamada pequena vegetação, além de pedaços de troncos e alguns fungos. Sua principal característica é ser um solo escuro e úmido, sendo lá o local onde ocorre a decomposição da matéria orgânica.

  • Sub-bosque

Composto principalmente por arbustos e árvores de pequeno porte (até 20m de altura).

  • Dossel

É formada pela copa de árvores, estando localizadas muito próximas umas das outras e com alta densidade.

  • Céu

Corresponde à coroa das árvores, onde estão localizadas as árvores de grande porte (acima de 40m de altura), ultrapassando até mesmo a camada dos dosséis.

Floresta Tropical e Equatorial, qual a diferença?

Embora à primeira vista pareça se tratar da mesma coisa, há algumas características importantes que diferenciam a floresta equatorial e a floresta tropical.

Entre as principais divergências estão o fato de que as tropicais se localizam em faixas litorais, enquanto as equatoriais ocorrem em locais de baixa latitude, e ainda possuem menor diversidade vegetal, além de árvores de menor porte.

Desmatamento de Florestas Tropicais

Um grande e crescente problema tem ameaçado cada vez mais a biodiversidade das florestas tropicais em todo planeta, principalmente a da floresta amazônica.

Diversos dados apontam para um crescente preocupante no número e extensão de florestas que estão sendo completamente devastadas pelo agronegócio e ainda por madeireiras clandestinas.

Além disso, outro fator muito preocupante e que tem se tornado cada vez mais frequente é a ocorrência de queimadas florestais, sendo que algumas delas acontecem devido ao aumento demasiado da temperatura ao longo dos anos, seguido de grandes períodos de seca.

Embora ocorram em menor frequência, já vem sendo registrado há algum tempo alguns incêndios de cunho criminoso, o que vem causando grande preocupação por parte de ambientalistas e especialistas na área.

O Brasil é conhecido como o país com a maior reserva florestal de todo o planeta, entretanto também ocupa a primeira posição quando se trata do desmatamento. Tal fato pode ser explicado principalmente pela exploração desenfreada além da falta de fiscalização eficiente nesses locais.

Sendo assim, podemos afirmar que a crescente no desmatamento em todo mundo, liderada principalmente pelo Brasil, tem sido um grande fator contribuinte para o tão preocupante aquecimento global.