Energia não renovável: o que é e quais são as principais fontes, vantagens e desvantagens?

Compartilhe sustentabilidade para alimentos, consumo consciente, vida, transporte, casa e educação:

A energia não renovável é uma das grandes preocupações de quem visa maneiras de tornar o mundo um lugar mais sustentável.

Isto porque, atualmente, as fontes deste tipo são as mais utilizadas, e é importante compreender seus respectivos impactos ambientais, a fim de pensar em alternativas melhores para a produção de energia.

Por isso, no artigo de hoje trataremos sobre o assunto, explicando o que é a energia não renovável, os tipos mais comuns e possíveis substitutos.

Então, se deseja entender sobre este assunto, a fim de construir um planeta com um maior desenvolvimento sustentável, continue sua leitura!

O que é energia não renovável

Ao falarmos em energia não renovável, nos referimos às fontes de energia que fazem uso de recursos finitos, ou seja, que com o tempo se esgotarão da natureza.

Atualmente, este tipo de energia é o mais utilizado do mundo, em virtude da facilidade e pouca preocupação com o meio ambiente.

Embora os combustíveis fósseis sejam os mais famosos neste quesito, existem diversos tipos de energia não renovável, cada qual com sua eficácia e consequências.

A grande diferença da energia renovável e não renovável é que a primeira faz uso de recursos infinitos, ou seja, que não acabam após o uso, como ar, temperaturas, entre outros.

No próximo tópico você poderá conferir as principais fontes de energia não renováveis, entendendo também o funcionamento e impactos causados por cada uma delas.

Fontes de energia não renovável

Como vimos no tópico anterior, podemos considerar uma fonte não renovável toda energia que é produzida a partir de recursos que são eliminados da natureza durante o uso.

No entanto, apenas por essa definição, pode ser difícil visualizarmos quais são estas, por isso vamos conhecer agora alguns exemplos de fontes de energia não renováveis.

Petróleo

O primeiro e mais famoso dentre os tipos de energia não renovável certamente é o petróleo, que dá origem aos denominados combustíveis fósseis.

A energia é extraída através da queima do petróleo, processo este que acarreta a emissão de gases e poluentes na atmosfera terrestre.

Esta é considerada uma fonte não sustentável porque o petróleo é um recurso finito da natureza, que demora muitos anos para ser reposto.

Carvão Mineral

O carvão mineral é uma fonte de energia que já foi muito usada antigamente, tendo sido reduzido seu uso por ser mais poluente do que os combustíveis fósseis.

Esta fonte também é extraída por meio da queima, e após o uso o recurso é perdido, o que lhe dá o titulo de não renovável.

Energia Nuclear

Há muitos debates a respeito da energia nuclear, já que alguns pesquisadores acreditam que esta não seja uma fonte não renovável.

No entanto, é importante salientar que, atualmente, e esta se classifica nesta categoria por ter como recurso o urânio, que é um bastante escasso na natureza.

Caso a energia nuclear passe a ser produzida através de um recurso renovável, poderá sair desta categoria.

Gás Natural

O último tipo de fonte não renovável é o gás natural, que também é um bem finito da natureza.

Seu processo natural de formação é bastante parecido com o do petróleo, por isso, caso se esgote, levará muito tempo para ser recomposto no meio ambiente.

No entanto, é fundamental dizer que esta é uma fonte significativamente menos poluente do que os combustíveis fósseis.

Vantagens da energia não renovável

É fato que a energia não renovável não pode ser considerada vantajosa do ponto de vista ecológico.

Isto porque, tudo que é retirado de forma significativa da natureza, sem que haja reposição, é tido como impacto ambiental negativo.

No entanto, existem alguns benefícios relacionados à economia e facilidade de recursos, que são responsáveis pelo intenso uso deste tipo de fonte.

Vamos agora conhecer quais são estas vantagens, a fim de compará-las com as vistas em outros tipos de energia menos prejudiciais.

1. Produção mais barata

Um dos pontos que recebe maior consideração pelos governantes na produção de energia certamente é o seu preço.

E, como a energia não renovável é muito mais barata de ser produzida, acaba que muitos países optam por utilizá-las.

Este é um dos fatores que faz com que países ricos em petróleo, gás natural e carvão mineral recebam destaque econômico neste aspecto.

2. Facilidade na produção e distribuição

Nos últimos séculos, foi possível observar enorme avanço na produção de energia não renovável, uma vez que foram descobertas quantidades altas de petróleo na natureza.

Isso inspirou a elaboração de métodos cada vez mais eficientes de produzir energia a partir destas fontes, facilitando também sua distribuição à população.

Com isso, sociedades inteiras se adaptaram para receber energia do tipo, o que tornou mais vantajoso e barato o investimento.

Desvantagens da energia não renovável

Até este ponto do artigo, você deve imaginar que as fontes não renováveis contam com muito mais desvantagens do que benefícios, e isto é verdade.

Por isso, vamos agora conhecer as principais desvantagens deste tipo de energia, que são a causa da preocupação dos órgãos de proteção ao meio ambiente e líderes de estado.

1. Fontes altamente poluentes

A maior parte das fontes não renováveis é produzida a partir da queima de substâncias, o que resulta na emissão de gases tóxicos ao meio ambiente.

Além de prejudicarem diretamente o ecossistema do planeta, estes gases também interferem na camada de ozônio, causando o chamado efeito estufa.

O efeito estufa tem aumentado cada vez mais, resultando nas mudanças climáticas do planeta, que representa grande risco à sua biodiversidade.

2. Se esgotará em algum momento

O próprio nome deste tipo de energia sugere que representa riscos aos recursos naturais finitos do meio ambiente.

O grande problema de continuarmos investindo em fontes não renováveis é que, futuramente, estas se esgotarão, causando prejuízos significativos ao meio ambiente.

3. Investimento alto

Voltando a falar de questões econômicas, a energia não renovável exige alto investimento para instalação do sistema.

Sua produção de fato é mais barata, mas, para isso, é necessário ter uma infraestrutura que é intensiva de capital, representando uma desvantagem.

Alternativas para substituir a energia não renovável

Foi possível notar com as informações contidas neste material que a substituição das fontes de energia não renovável é uma alternativa interessante para a preservação do planeta.

E, a boa notícia é que existem algumas alternativas representadas por fontes de energia renováveis, que utilizam recursos naturais sem retirá-los do meio ambiente.

Por isso, vamos agora conhecer alguns tipos de energia alinhadas com a questão da sustentabilidade, que podem ajudar na missão de preservar o planeta.

Energia solar

A energia solar é uma fonte que converte a energia térmica dos raios solares em energia elétrica, por meio dos painéis solares.

Esta é uma fonte renovável, embora tenha uma instalação cara e que depende da infraestrutura para funcionar.

Energia eólica

A energia eólica faz uso da força dos ventos para produzir energia mecânica, que posteriormente será convertida em energia elétrica.

Esta é uma fonte que traz pouquíssimos impactos ao meio ambiente, além de não esgotar nenhum recurso.

Energia Hidrelétrica

Por fim, a última fonte que vamos tratar aqui é a energia hidrelétrica, que, assim como a energia eólica, usa apenas a força dos recursos hídricos para a produção de energia mecânica que será convertida em eletricidade.

No entanto, é importante se atentar ao fato de que as usinas hidrelétricas ocupam espaços significativos, fator que pode contribuir para a mudança de ecossistemas.

O que realmente importa é que não faltam alternativas para a substituição de fontes de energia não renováveis, basta investirmos no que contribuirá para a saúde do planeta!