Energia geotérmica: o que é e como funciona?

Compartilhe sustentabilidade para alimentos, consumo consciente, vida, transporte, casa e educação:

A energia geotérmica se mostra como uma das alternativas ao uso de combustíveis fósseis para a produção de energia elétrica.

No entanto, este recurso ainda não é tão difundido popularmente, de forma que poucas pessoas o conhecem e sabem a respeito de sua eficiência.

É por esta razão que estamos trazendo este artigo completo sobre o assunto, onde será possível conferir tudo sobre a energia geotérmica.

Então, se você deseja entender melhores sobre as diversas fontes de energia existentes, continue a acompanhar este material!

O que é energia geotérmica

A energia geotérmica é um tipo de energia extraída da temperatura do interior do planeta Terra.

Como sabemos, o interior terrestre possui alta temperatura, e é de conhecimento também que o calor pode ser convertido em eletricidade.

De forma bastante resumida, é nisso que consiste a energia geotérmica: a captação do calor, que será convertido em energia mecânica e, posteriormente, se transformará em eletricidade.

Esta fonte de energia tem se tornado bastante famosa por não necessitar de recursos finitos para ser extraída, como é o caso dos combustíveis fósseis.

E, em relação à eficiência, este tipo não perde em nada, podendo ser usada para diversas funções, inclusive o abastecimento elétrico doméstico.

Por falar nisso, dentre os exemplos de energia geotérmica, podemos citar as centrais geotérmicas e os reservatórios.

No próximo tópico, será possível entender melhor, visto que veremos como funciona a extração deste tipo de energia.

Como funciona a energia geotérmica

Como vimos, a energia geotérmica é extraída através da temperatura vinda do interior da terra.

No entanto, apenas esta informação não é suficiente para entendermos como este tipo de eletricidade funciona.

De forma resumida, esta alta temperatura é retirada de recursos hídricos, que podem vir de reservatórios, usinas geotérmicas ou por meio de bombas de calor geotérmicas.

Nestes locais, são utilizados poços que permitem o acesso ao vapor proveniente da temperatura do interior da Terra.

Este vapor é convertido por meio das usinas, bombas e demais recursos em energia elétrica, que poderá ser utilizada para diversas funções.

Dentre as funções, podemos citar o aquecimento de edifícios, eletricidade para indústrias, aquecimento de recursos hídricos e outros fins do tipo.

Vale lembrar que os recursos hídricos são utilizados apenas para a captação do vapor, mas, após o processo de conversão, voltam para os reservatórios.

Dessa forma, é possível garantir a preservação deste recurso, mas, mais à frente, veremos que isto não torna a energia geotérmica totalmente sustentável.

Vantagens da energia geotérmica

Até este momento de nossa conversa, é possível considerar que a energia geométrica pode ser uma excelente substituta para as formas mais comuns de energia atuais.

No entanto, antes de fazer este tipo de constatação, é importante conhecer os benefícios e os malefícios oriundos do uso desta fonte.

Por esta razão, vamos agora conhecer os benefícios, que nos ajudarão a compreender os impactos positivos que podem ser observados com este tipo de energia.

1. Faz uso de recursos praticamente infinitos

Como pudemos ver, o recurso utilizado para a produção da energia geotérmica é o calor proveniente do interior terrestre, que é um recurso natural praticamente inesgotável.

Isto porque, diferentemente do que ocorre com o petróleo, que é o recurso mais usado atualmente, as fontes de calor são fontes renováveis de energia.

Sendo assim, é possível considerar que a energia geométrica representa uma fonte muito mais duradoura, além de não esgotar recursos.

2. Não emite gases e substâncias poluentes

A segunda vantagem da energia geométrica fica por conta desta ser uma fonte “mais limpa”, já que não emite poluentes durante sua produção.

Como a fonte é apenas o calor, sem uso de substâncias químicas, não é necessário realizar queimas como ocorre com o petróleo, e assim menos substâncias poluentes são emitidas.

3. É mais eficiente que a energia elétrica de combustíveis fósseis

Tratando-se de aquecimento, a energia geotérmica se mostra muito mais eficiente, uma vez que usa cerca de 70% a menos de energia para abastecer um imóvel do que a fonte de energia elétrica de combustíveis fósseis.

Se formos analisar isso em uma escala muito maior, veríamos que, ao fazermos uso da energia geotérmica, seria necessário produzir muito menos para realizar o mesmo abastecimento.

Desvantagens da energia geotérmica

Você já conhece as principais vantagens da energia geotérmica, e deve estar se perguntando por qual razão este tipo não é implantado.

Mas, você deve se lembrar de que anteriormente dissemos que a energia geotérmica não pode ser considerada sustentável, e agora você entenderá o porquê disso.

Confira agora quais são as desvantagens da energia geotérmica, que poderiam torná-la uma opção menos atraente para a substituição das fontes utilizadas atualmente.

1. Gera impactos ambientais

Sim, é exatamente isso que você leu, por mais que esta fonte de energia seja renovável, a energia geométrica gera impactos ambientais negativos.

Isto porque, para ser captada e produzida, esta fonte exige uma área específica, onde ficam as chamadas usinas geotérmicas.

Estas áreas acabam sendo impactadas, já que são muito modificadas e, consequentemente, perdem seu estado natural.

Além disso, a energia geotérmica altera a temperatura do ambiente que rodeia seu local de extração.

2. Custo muito alto

Outro fator que torna a energia geotérmica pouco utilizada é o seu custo, uma vez que este é muito alto, pois exige infraestrutura específica.

Com isso, no final, os custos para poder extrair esta fonte acabariam sendo muito mais altos do que os aplicados atualmente.

3. Pode ser usada apenas no local de produção e em suas proximidades

O último fator que citaremos contra a energia geotérmica é o fato de esta não poder ser transportada, de forma que só pode ser utilizada nos locais que rodeiam a usina.

Com isso, seria necessário implantar muitas usinas, e em locais que não fosse possível acabaria tendo que fazer uso de outros tipos.

Vale ressaltar que estas não são as únicas desvantagens do uso desta fonte de energia, embora sejam as mais relevantes.

Energia geotérmica no mundo

A energia geotérmica no mundo segue a mesma linha da energia solar e da energia nuclear.

Todos os tipos de energia citados não são amplamente utilizados, perdendo de forma significativa para os combustíveis fósseis, as hidrelétricas e a energia eólica.

No entanto, a energia geotérmica tem recebido alguns países adeptos, como Portugal, Nova Zelândia, Estados Unidos, México e alguns outros.

Vale ressaltar que esta não esta entre as principais fontes de energia destes países, tendo começado a receber investimentos nas últimas décadas.

A energia geotérmica no Brasil não chega a receber tanto destaque, já que o país dispõe de maiores investimentos para as hidrelétricas, energia eólica e combustíveis fósseis.

Mas, se formos falar de sustentabilidade diríamos que os biocombustíveis também têm feito cada vez mais “sucesso” no Brasil, o que pode ser considerado benéfico.

O que podemos concluir com tudo isso é que a energia geométrica é uma boa opção se considerarmos apenas os impactos atmosféricos e o esgotamento de recursos, já que acaba trazendo tantos impactos ambientais quanto os tipos mais comuns de energia.

Por isso, se faz cada vez mais necessário o investimento em fontes que tragam mais benefícios do que prejuízos, pois assim será possível atenuar os impactos que a produção de energia elétrica gera ao planeta.

Dessa forma será possível garantir uma melhor forma de desenvolvimento sustentável de produzir e consumir eletricidade!