Site icon Site Sustentável

Mata Atlântica: o que é e quais são suas características?

A Mata Atlântica, que contempla florestas nativas e ecossistemas associados, é considerada uma das florestas mais extraordinária em diversidade no planeta. Isso se dá devido à riqueza de florestas, manguezais e vegetações.

O que é Mata Atlântica

Mata Atlântica é um conjunto de formações florestais densa e fechada que corresponde a mais de 10% do território brasileiro. Nesse sentido, Mata Atlântica é o nome dado à floresta tropical que se distribui em segmentos do litoral aos planaltos e serras.

Como esse conjunto de florestas e ecossistemas vêm sofrendo com as degradações e queimadas, a mata original não corresponde ao mesmo percentual.

Observe a seguir algumas árvores e frutas nativas da Mata Atlântica:

Características da Mata Atlântica

Observe a seguir as características da Mata Atlântica, o primeiro bioma explorado durante o período da colonização:

É preciso considerar que a Mata Atlântica, no que se refere à extensão, é uma das maiores do Brasil. Ela está presente em mais de quinze estados e compreende as regiões leste, sul e sudeste. Além disso, abrange uma parte do Paraguai e da Argentina.   

Florestas que compõem a Mata Atlântica

Observe a seguir as florestas que compõem a Mata Atlântica:

Comum em áreas secas e com altas temperaturas.

Comum no litoral brasileiro.

Comum no sul do Brasil e planaltos do sudeste.

As árvores podem perder as folhas ao longo do outono e inverno.

As árvores perdem as folhas no inverno seco e frio.

Ecossistemas da Mata Atlântica

Observe a seguir os ecossistemas da Mata Atlântica:

Presente em toda a costa brasileira.

Apresenta uma fauna rica, como caranguejo, por exemplo.

Presente em áreas altas.

Essenciais para a agricultura no Nordeste brasileiro.

Vital para a região nordestina.

Flora da Mata Atlântica

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente, há, aproximadamente, 20 mil espécies vegetais que correspondem a mais de 30% das espécies existentes em território brasileiro.

A flora da Mata Atlântica conta com:

Cabe mencionar que as variações ambientais acontecem em virtude da latitude, longitude e outras variações.

Fauna da Mata Atlântica

Primeiramente, destaca-se que muitos animais, como a arara-azul, onça-pintada, jaguatirica, tamanduá-bandeira e mico-leão-dourado, por exemplo, correm o risco de extinção. Ressalta-se que tal situação se agrava com a caça, desmatamento, variações climáticas e perda de habitat.

Segundo estudos realizados, a Mata Atlântica abrange:

Clima da Mata Atlântica

O clima da Mata Atlântica é instigado pelas massas de ar úmidas que vêm do Oceano Atlântico. Com isso, a predominância é de clima tropical úmido. A Mata Atlântica conta com áreas com diferentes climas, pois, quanto maiores as árvores, mais a vegetação proporciona sombra e umidade.

Cada região conta com uma especificidade, sendo:

População da Mata Atlântica

Na Mata Atlântica vive cerca de 70% da população brasileira, que compreende os indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas. Além da relação intrínseca com a natureza, tais comunidades utilizam os recursos de maneira sustentável, ora como artesanato, ora como comida.

Biodiversidade

Biodiversidade consiste na riqueza biológica e diversidade do mundo natural, que constitui o meio ambiente.

A biodiversidade pode ser considerada em três esferas:

Consiste na riqueza de espécies, que abrange tanto os organismos simples quanto os mais complexos da Terra.

Consiste na diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.

Consiste na diversidade de ecossistema onde diversas comunidades habitam e interagem.

Vale mencionar que todas as esferas elencadas acima são essenciais para a sobrevivência das espécies, incluindo a humana.

O Brasil é considerado o país da biodiversidade, pois é uma das mais ricas do planeta. Isso se dá porque os números de espécies da fauna e flora existentes no território brasileiro são impressionantes, a saber:

Cabe salientar que uma parte significativa da biodiversidade se encontra na Floresta Amazônica, Atlântica e Cerrado brasileiro. Convém acrescentar que o Cerrado brasileiro é conhecido pela maior diversidade do mundo. Estudos demonstram que a região abrange 5% da fauna mundial.

Portanto, a biodiversidade é um dos atributos essenciais da natureza, haja vista a responsabilidade pelo equilíbrio dos ecossistemas e representação econômica.

Desmatamento

Inicialmente, é importante mencionar que florestas, além de constituírem espaços que contemplam uma quantidade significativa de árvores, as copas se encostam e formam uma espécie cobertura verde. Tais áreas são essenciais para a vida do ser humano.

Feita essa consideração, o desmatamento consiste na devastação total ou parcial da vegetação. Esse problema é um dos mais sérios da atualidade. Isso se dá porque, além de comprometer o equilíbrio do ecossistema, impacta a sociedade como um todo.

Há diversas causas para o desmatamento e grande parte tem a participação humana, bem como:

As consequências geradas pelo desmatamento podem ser irreversíveis. Com a destruição das florestas, muitas espécies perdem o habitat natural, e isso contribui para a morte de animais e até mesmo para a extinção de espécies. Esses acontecimentos podem desequilibrar o ecossistema e alterar a cadeia alimentar. O desmatamento pode, também, abalar as atividades econômicas, como caça e pesca.

Há que se preocupar com o comércio ilegal da fauna e flora. O tráfico de animais é recorrente na região, sobretudo de corujas, araras, orquídeas e bromélias. Uma vez que o animais ou plantas são extraídas do ecossistema, há um desequilíbrio e afeta toda a comunidade.

Uma vez que a vegetação é retirada, a região fica propícia à erosão, visto que a vegetação ajuda na infiltração da água da chuva. Nesse sentido, a água escorre sobre o solo, que pode ocasionar deslizamentos.

É preciso considerar a escassez dos recursos naturais, pois comprometerão as gerações futuras. Além da variação climática, o desmatamento tem sido um dos maiores desafios do homem. O desmatamento, paralelo às ocupações irregulares, reduze as áreas ocupadas pela vegetação e espécies de animais.